Home - Sobre a Hebron®

Perfil do fundador

Nascido em Palmares, na Zona da Mata de Pernambuco, Josimar Henrique da Silva começou a trabalhar ainda menino, ajudando o pai comerciante na feira da cidade. Aos 14 anos, foi ser balconista em uma loja de tecidos e, em seguida, contratado para trabalhar na Rádio Liberdade de Caruaru, dividindo o seu tempo entre o estúdio e os estudos em uma escola pública do município. De radialista, Josimar tornou-se auxiliar de escritório de contabilidade e tomou gosto pela profissão de contador. Após esta experiência, foi trabalhar no Banco Nacional do Norte (Banorte). Mas, aos 21 anos sua vida tomou outro rumo: pediu demissão do banco e foi morar em Recife, iniciando uma longa trajetória no ramo de venda de medicamentos.

Como propagandista, supervisor, gerente e gerente nacional durante 11 anos no Aché Laboratórios S.A., passou a conhecer de perto todo o processo de produção de uma indústria farmacêutica, desde o funcionamento de um laboratório, passando pelas funções externas, vendas, até a produção industrial. Neste período, viajou por todo o país, adquirindo cada vez mais experiência. Em São Paulo, recebeu a missão de estruturar um novo laboratório que o Aché havia adquirido, o Novoterápica, de origem italiana, passando a administrar a situação externa do laboratório e a acompanhar todo o processo industrial farmacêutico. Foi nessa época que teve maior contato com professores, pesquisadores e universidades, descobrindo o potencial de pesquisa e matéria-prima do Brasil.

À frente da direção nacional de vendas do Novoterápica, e, após reestruturar a Regional Norte/Nordeste das duas empresas, Aché e Novoterápica, Josimar tomou a decisão mais importante de sua vida profissional: pediu demissão e encarou o desafio de montar seu próprio negócio, abrindo uma distribuidora de medicamentos. Mas o sonho de instalar um laboratório que utilizasse matéria-prima nacional e aproveitasse o trabalho de pesquisa e desenvolvimento de produtos de cientistas e de universidades brasileiras ainda demoraria sete anos para ser realizado. O laboratório farmacêutico Hebron®, fruto de sua ousadia e determinação, foi construído entre os anos de 1985 a 1989, começando a funcionar em janeiro de 1990.

A atuação de Josimar em defesa da indústria farmacêutica nacional fez dele Presidente do Conselho Deliberativo e posteriormente Diretor Presidente da ALANAC - Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais por dois mandatos consecutivos (1999 a 2006). Posteriormente, assume a Vice-presidência e a Presidência do Conselho Diretor da FEBRAFARMA - Federação Brasileira da Indústria Farmacêutica (2007-2010). Atuou como membro do Conselho Consultivo da ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, representando a CNI - Confederação Nacional da Indústria (2006-2011) e Diretor Temático de Assuntos Parlamentares do conselho da ABIFINA - Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (2010-2012, 2012-2014). Foi Presidente do Conselho Deliberativo do Grupo FarmaBrasil 2010-2014) e membro do Conselho Curador da Universidade Presbiteriana Mackenzie (2006-2014).

Palavra do Presidente
Compartilhar:


Facebook